BEM-VINDO!!

Seja bem-vindo ao blog TEIA ONLINE, um espaço criado pelo grupo de extensão T.E.I.A. - Tecendo com a Escola a Integração Ambiental, da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), destinado a inspirar professores de todas as disciplinas a trabalhar a educação ambiental em sala de aula dentro do conteúdo de sua disciplina!
Teste nossas dicas, comente, envie sugestões, participe da construção desta TEIA!

Como fazer tinta com solos

Vamos fazer tinta com solos????

A fabricação desta tinta, além de melhorar a percepção ambiental das crianças ainda é uma opção sustentável!!

Encontrei esta dica no site "Ciência à mão" da USP. Lá eles disponibilizam um plano de aula sobre o assunto além de um arquivo em pdf dando várias dicas sobre como trabalhar o tema "solos" com crianças!

O tema pode ser tratado por professores de Ciências, Geografia e Educação Artística de forma interdisciplinar!

Vale a pena conferir!!
Segue a receita da Tinta:

Material

* Papel para desenhar (Se possível de cores diferentes)
* Pincel
* Amostras de solo
* Recipiente para a fabricação das tintas(Uma sugestão são potinhos de iogurte vazios).

Colocando a mão na massa

Conseguir as tintas de solo é bastante fácil! Coloque uma colher bem cheia de cada uma das amostras de solo em copinhos e depois acrescente água.

Mas atenção se queremos comparar as tintas conseguidas a partir de cada amostra, é preciso que a quantidade de solo e de água colocadas seja a mesma em todos os casos. Por isso preste atenção ao que está misturando e mantenha o controle.

Uma sugestão pode ser misturar a mesma quantidade de solo e de água na primeira amostra. Caso não seja suficiente, coloque mais uma colher de água até que o solo se misture completamente formando uma calda. Nas amostras seguintes coloque a mesma quantidade de água utilizada para a primeira.

Agora chegou a hora de ver a cor de cada amostra! Use o pincel para pintar na folhinha de informações da amostra de solo, de que cor é a tinta que aquela amostra produz. Esta é mais uma informação sobre ela.

Peça também às crianças que pintem uma folha inteira com todo o cuidado, usando a tinta produzida a partir de cada uma das amostras, para que os colegas possam observar a cor obtida. Como a base usada é água, o papel fica bastante úmido e frágil, exigindo algum cuidado no manuseio.

Além disso, esta grande superfície pintada tornará mais fácil perceber a presença de pequenos fragmentos não dissolvidos na água. Peça que não virem a página pintada, evitando que os grãos caiam da folha e possam ser observados depois. Eis aí mais uma informação a ser discutida.

Sugestões

Em casa, as crianças podem utilizar sucos como de beterraba, repolho roxo, sementes, folhas amassadas e outras substâncias simples para conseguir outras cores de tintas. Podem inclusive misturá-las a amostras de solo para melhorar a consistência. Caso o façam, podem trazer os desenhos para mostrar aos colegas; certamente descobrirão novas informações sobre novos produtos.

Uma outra opção para explorar-se as possibilidades do solo pode ser colorir um desenho usando o solo ainda seco. Para isso, as crianças devem preencher com cola os lugares onde desejam que o solo se fixe e polvilhar um pouco dele por cima. O efeito pode ser bem interessante.

Para ler mais sobre assunto, clique AQUI!

Para download do material clique AQUI!
"Se planejamos para um ano, plantamos arroz.
Se planejamos para dez anos, plantamos árvores.
Se planejamos para cem anos, preparamos pessoas."

antigo ditado chinês